segunda-feira, 19 de março de 2012

Preocupação? Tô de boa!



Olá irmãos queridos, como vocês estão? O tema da palavra de hoje é preocupação. Ixiii o que eu mais ouço das pessoas é “tenho muitas preocupações”, “minha vida é cheia de problemas”. Pras crianças o fato de ter que fazer uma pesquisa sobre quantos dentes há na boca pode causar preocupação, o vestibular aterroriza os adolescentes, e quanto maiores ficamos parece que as preocupações aumentam: trabalho, faculdade, provas, casamento, contas, filhos... As situações do dia-a-dia acabam levando muitos de nós a ficarmos ansiosos, nervosos, podendo causar ainda tristeza e sofrimento.

Existem pessoas que são mais ansiosas que outras e que precisam de maior atenção nessa área, mas mesmo as pessoas mais calmas, se não cuidarem pode acontecer de se acharem preocupadas com algo.

Em Mateus 6:25 está escrito: Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Muitas vezes nos preocupamos demais com coisas supérfluas, coisas tão pequenas, fazendo com que elas se tornem o centro das nossas vidas, do nosso pensamento. Ficamos horas pensando em um problema, ou em uma situação que temos que resolver e parece que quanto mais pensamos aquilo se torna maior e mais impossível de solucionar. Pois, se colocarmos primeiro a situação diante de Deus ela se resolverá, ao tempo e modo Dele.

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas
(Mateus 6:31-32)

Deus sabe das nossas necessidades! Deus é nosso Pai, nosso Criador, quem melhor do que Ele para saber do que precisamos? Ele deseja nos mimar, nos alegrar, nos atender nas mínimas vontades, portanto vamos ter calma, vamos nos aquietar. Confiemos no Senhor!

Precisamos entender que certas coisas não estão ao nosso alcance, não cabe a nós resolver. E se a gente coloca a mão, sai caca, porque não estamos vendo o todo, somente aquilo que está na nossa frente. Somente Deus está vendo tudo e sabe a melhor maneira de resolver.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(Mateus 6:33)

A nossa preocupação deve ser em agradar a Deus, obedecê-lo, ter atitudes que o glorifique e Ele se preocupará com as nossas necessidades. “Ah, então eu não vou ter que fazer nada, vou ficar o dia inteiro em casa lendo a Bíblia e eu vou conseguir um emprego, vou arrumar um marido ou uma esposa, vou passar nas provas da faculdade?!” Nem preciso dizer que não é bem assim né? Precisamos fazer aquilo que nos cabe, precisamos fazer aquilo que Deus espera de nós como seres humanos. Precisamos estudar, ir às aulas, acordar cedo, procurar emprego, conhecer pessoas, isso também é honrar a Deus! Se você tem a oportunidade estudar, honre ao Senhor indo às aulas, sendo um bom aluno, respeitando os professores. Deus lhe deu um emprego, então honre seu chefe, trate bem seus empregados, haja de forma ética. Se não tem emprego ainda, acorde cedo, estude, se capacite. Devemos glorificar a Deus pelo que temos hoje e colocar não mãos Dele as adversidades que vierem. Podemos e devemos pedir a Deus um emprego, um casamento, boas notas, mas Deus precisa que nós cumpramos a nossa parte.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal
(Mateus 6:33-34)

Sabemos então que Deus quer o nosso melhor, que Deus ouve nossos pedidos, que precisamos fazer a nossa parte e principalmente confiar no Senhor. Não há porque deixar uma circunstância tirar o nosso sono, tirar nosso apetite, nossa disposição, nossa alegria! Deus está cuidando de nós! Não podemos deixar que nosso pensamento seja tomado por inquietações, preocupações, pois, queridos, os problemas sempre existirão, mas a vida continua. Toda vez que algo começar a martelar na nossa cabeça vamos colocar essa situação nas mãos de Deus e Ele cuidará de tudo nos mínimos detalhes, pode ter certeza!

Deus abençoe vocês!

Um comentário:

  1. Linda a palavra, vamos mostrar pra deus que reconhecemos nele o nosso provedor e consolador.

    ResponderExcluir