segunda-feira, 26 de março de 2012

Medo: obstáculo da fé



E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles.
E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.
Números 13:1-3
E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.
E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Números 13:25-33

Bom dia amados do Senhor! Na semana passada falei sobre as preocupações e a palavra de hoje fala sobre algo bastante relacionado, o medo. No trecho da Bíblia acima, os homens nem chegaram a ficar preocupados se venceriam ou não o povo que habitava em Canaã, assim que viram o tamanho dos homens que lá habitavam já voltaram dizendo que não iam lutar contra aquele povo, pois seriam derrotados.

O medo pode surgir numa situação nova, inusitada, pela qual ainda não passamos e pensamos que não seremos capazes de vencê-la. Foi o que aconteceu com aqueles homens enviados por Moisés para dar uma olhada na terra de Canaã, com exceção de Josué e Calebe.
A terra de Canaã conforme descrita pelos homens, era uma terra bastante fértil, um ótimo lugar para se habitar. Deus queria, portanto, abençoá-los com uma terra próspera. Mas aqueles homens ficaram com medo, pois avistaram um povo que aparentemente era mais forte que eles, e permitiram que esse medo enfraquecesse sua fé. O medo fez com que eles não recebessem a promessa de Deus para a vida deles.

Quantas vezes nos deparamos com situações difíceis, aos nossos olhos impossíveis? Mas nós somos homens e mulheres de fé e nessas horas cremos no Senhor e Ele nos concede a vitória e nos abençoa grandemente.

Irmãos, precisamos fortalecer a nossa fé, sempre, todos os dias. Precisamos entender que a nossa confiança deve estar exclusivamente no Senhor, pois Ele é fiel! Não é uma adversidade que nos fará perder a fé no Senhor.

O diabo aproveita o medo como brecha pra trazer dúvidas e mentiras as nossas vidas. Muitas vezes ele usa pessoas próximas de nós para nos deixar pra baixo. Pessoas a nossa volta vão dizer que não conseguimos, que não somos capazes, que não podemos ser melhores. Tudo isso é enganação do inimigo. Não deixemos que essas palavras entrem nas nossas mentes!

Devemos ser como Calebe, todos os dias quando alguém vier nos dizer que não conseguimos, vamos discordar e declararemos que somos vencedores, não importa quão difícil aquela situação pareça ser, pois acreditamos no poder de Deus e na promessa Dele para as nossas vidas! Amém?!

Creia 2012 será o ano do nosso milagre! E TODAS as promessas de Deus vão se cumprir em nossas vidas!

Que todos vocês tenham uma semana abençoada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário